No mundo dos adoradores de mobiles existe uma raça bastante peculiar que são os adoradores de aparelhos Motorola. Uma das características marcantes desse espécime é a falta de conhecimento em tecnologia e o fato de gostarem de exibir seus aparelhinhos bonitinhos e sem recursos. Hoje eles andam em baixa, mas até o ano 2000, quem tinha (como eu tive ¬¬) um Motorola StarTAC estava na crista da onda. Eu lembro de um vizinho que andava com o aparelho pendurado no pescoço, como se fosse uma jóia, um colar ou mesmo uma guia protetora. Mais recentemente, tivemos o ultrafino e ultrainútil Motorola V3, cuja a finura era (e ainda é) capaz de provocar orgasmos em seus proprietários.
O fato é que com a popularização dos smartphones essa turma teve que se recolher a sua insignificância, e ter um celular Motobuxa se tornou sinônimo algo tão cotidiano quanto ter uma dor de cabeça.
Mas parece que agora a turma voltou a sorrir. É o que revela o relatório AdMob Mobile Metrics Report, da empresa de publicidade móvel AdMob. Segundo o estudo o Iphone, sim, sempre ele, ultrapassou o Motorola RAZR e assumiu o posto de o celular mais utilizado no mundo para efetuar/receber ligações. O tráfego do iPhone em Países da América Latina e Caribe mais do que dobrou nos últimos 12 meses e gerou mais de 109 milhões de solicitações em outubro deste ano.
A conclusão é simples, os usuários da Motorola, sempre mais preocupados com status que os aparelhos podem gerar, migraram em peso para o Iphone. Na minha teoria, TODO usuário de IPhone é dissidente da seita dos adoradores de Motorola. Quando vejo um usuário de Iphone tudo que eles me mostram é o MultiTouch Screen. É só entrar num bar da Zona Sul que você vai ver em várias mesas sujeitos passando o dedo nas telas de seus aparelhos, exibindo o utilíssimo aplicativo do pianinho, enquanto um amigo noob fica babando do lado, achando tudo o máximo.
Mas o fato é que a imensa maioria dos usuários de Iphone mal utiliza seus recursos. O aparelho tem a duração de uma exibição para os amigos no bar, fora isso só é utilizado para ligar e receber ligações. Exatamente como era com os falecidos motorola.
Não que o Iphone não tenha recursos legais, ele tem sim, mas o fato é que para muitos ele é um celular de brinquedo. Não vemos as pessoas comentando as qualidades dos aplicativos de uso corporativo do Iphone. Não vemos seus usuários falando das vantagens dos aplicativos Office ou mesmo o dicionário do aparelho. Nem falam da forma simples que compartilham a internet do aparelho com seus notebooks, nem dos jogos, nada! Parece que quem tem o Iphone só usa o pianinho, o joguinho da bolinha e a cervejinha do acelerometro. O aparelho virou sinal de status, bom para exibir para os amigos, mas também mostrou sua face inútil inapropriada para uso profissional. Mas, ao que parece quem compra um Iphone não quer um aparelho para uso pesado, quer apenas um aparelho para impressionar os amigos e fazer ligações. Por isso que, na minha opinião, o Iphone nada mais é que o StarTAC mais moderno do mundo.