domingo, 25 de maio de 2008

Saudades de Outrora

Com o avanço tecnológico dos games é muito difícil hoje em dia ouvir um amigo seu chegar e comentar: "Poxa, hoje eu finalmente consegui mandar o Fatality do Kabal" ou "Estou juntando dinheiro para comprar Donkey Kong Country 3". Para quem tem dezoito anos, hoje em dia pode se sentir feliz. Mas se sentir feliz por que? Por um simples motivo: Voce presenciou a melhor época dos vídeo-games; a terceira geração dos games.
Hoje em dia, as produtoras não são mais como antigamente.No passado, diversão era o elemento que o público mais procurava nos games; hoje em dia isso já é difícil de ser alcançado. Os jogos de hoje em dia estão perfeitos demais! Sim, esse é o problema na minha opinião. Eu nunca procurei perfeição nos jogos em que eu jogava; procurava diversão e aventura.Para provar que o nosso amado Super Nintendo teve (e tem) uma influencia grande sobre o mercado atual, podemos analisar alguns remakes que estão presentes para GBA.
Pode-se jogar jogos do Super Nintendo no Playstation 2, Wii, Playstation e Computador. Grandes jogos partiram do nosso humilde SNES; muitos também vieram do seu antecessor, o NES. Eu tenho a esperança de que um dia o Super Nintendo será redescoberto. Tem muitas pessoas de hoje em dia que nunca jogaram um jogo de SNES; realmente não sabem o que perdem. Não desvalorizando os rivais da época, tais como Mega Drive ( Sega Genesis) e o Playstation, que tiveram uma grande participação nessa evolução também.
Eu realmente fico triste por não ter pego a era do NES, mas com muita felicidade cheguei a ver lançamentos dos jogos do SNES, tais como: Donkey Kong Country 3 e do Super Mario World 2: Yoshi's Island (São os únicos que eu me lembro). Também me lembro dos anúncios do GBC e do Nintendo 64 (The legend of Zelda: Majora's mask, Perfect Dark e Banjo e Kazooie. Hoje em dia, anúncios de vídeo-games nem são vistos em nossos televisores. A razão deve ser por conta da super faturação que as empresas andam tendo.Hoje em dia só tem um vídeo-game de última geração quem realmente tem dinheiro... Isso é uma pena!
O jogador opta, muitas vezes, em fazer donwload de jogos alternativos ou ir em locadoras para poderem jogar; não são todos que tem condições de pagar 2 mil reais em um vídeo game... Sendo que na época, o Super Nintendo, que era video-game de última geração, custava algo em torno de 400~450 reais, isso um original, pois os "importados saiam ainda mais barato.
De fato... ainda que haja muitos jogos bons hoje em dia, as produtoras atuais se preocupam tanto com os detlhes ténicos (grafismo e som, por exemplo) que se esquecem do fundamental, que é a diversão. Temos muitos jogos tecnicamente perfeitos, mas quantos deles são divertido e nos deixam com aquela sensação de 'quero mais'?Sim, a geração 256 bits é sensacional, mas não substitui o prazer de jogar um Mario, um Top Gear, um Tetris Attack, um C. Trigger, entre outros.
Realmente, a evolução tecnológica mudou pra pior a relação custo-benefício dos jogadores com o video-game. Porque colocar um monte de 'apetrechos' supérfluos num video game se o mais importante é jogar?Enfim, pena que não tenho mais o meu SNES. Mas os emuladores já me satisfazem. :)
Grande diferença, não é?Para aqueles que puderam ver nascer e morrer tais video games: NES, Atari, Mega Drive, Game Boy, Game Boy Color, Nintendo 64 e o nosso imortal Super Nintendo, vocês realmente viveram a melhor época dos Vídeo-Games. E o que vocês acham sobre isso?

Um comentário:

Galvão disse...

Só uma coisa.
Abençoado por Deus seja o cara que inventou as roms! Por que só assim eu posso jogar um SNES sem precisar sair em uma quest para achar um.

As roms salvam os jogadores novos que querem ver os clássicos, e os jogadores antigos que jogam os novos, mas não traem os jogos por onde começaram.